quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Supermercado

Acho bem interessante ir ao supermercado. Sempre que vou aprendo uma coisa nova. Para começar, aqui é difícil encontrar a mesma marca de um produto em todos os supermecados. Se você vai a um supermercado específico, lá tem um conjunto de produtos de marcas de certa, mas se você vai a outro, você vai encontrar outras marcas. Algumas vezes você até encontra uma marca igual, mas isso só acontece com alguns produtos.

Isso é uma coisa que às vezes traz muita dor de cabeça quando se tem pouco tempo para comprar alguma coisa e é a primeira vez que você vai aquele supermercado! Você olha para a prateleira e tem 20 marcas diferentes, com quantidades diferentes e aí você pensa, que merd@! Qual devo escolher? Quando você se dá conta, já se passaram 20 minutos e você ainda está lá, parado a frete da mesma prateleira ainda tentando escolher o melhor produto.

Alguns supermercados são gigantescos, aí vem outro problema, encontrar o que você quer! Eu sempre ligo para amigos perguntando onde fica isso e aquilo, assim diminuo meu tempo no supermercado.

Alguns supermecados possuem cartão de fidelidade. Se você tiver este cartão você recebe descontos. Lembro que fui ao Safeway e vi um peixe na promoção. O preço normal era de 14 dólares, mas pra quem tinha cartão de fidelidade o valor era de 7 dólares. Pensei, como pode? Depois de ir a vários outros supermercados descobri que lá tudo é muito caro, mesmo para quem tem o cartão! O grande lance é comprar sempre às reais promoções, que você acaba sabendo que vale a pena depois de visitar vários locais.

Mas nem tudo é ruim. O lado positivo é que quando se tem tempo, você estuda inglês lendo os rótulos. Aproveita para treinar com o pessoal do supermercado perguntando onde fica isso ou aquilo. Lembro de um furo que dei no SuperStore, quando tentei perguntar onde ficavam os cobertores e a mulher olhou para mim e disse que era surda! Fiquei tão vermelho! Aqui é comum pessoas com qualquer tipo de deficiência trabalhar. Acho isso fantástico!

Outra coisa bacana é a seção de frutas. Nossa é um colírio. Cada fruta mais bonita que a outra. Eu sempre questionava onde ficavam as frutas bonitas do Brasil, agora eu sei, estão todas no Canadá. Tem cada uva, cereja, tangerina, etc. As tangerinas são pequenas, muito doce e sem caroço!

Supermercados que costumamos ir aqui
Superstore
Walmart
Safeway

Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Domingo é dia de Missa

Domingo fomos a nossa primeira missa aqui no Canadá, e posso dizer que foi muito legal!

A igreja é grande, mas estão juntando dinheiro para reformar e ficar maior, pois chega a lotar e o pessoal fica em pé. Ontem estava tranqüilo, pois, como estamos no verão, muita gente viaja.

O coro também estava reduzido a 2 pessoas. Um garoto com uma voz grave e uma garota de no máximo uns 11 anos com uma voz de arrepiar! Não sei como saia uma voz daquela de um ser tão pequeno! Ficamos pasmos. A voz do jovem é bonita também, mas se perdeu perto da dela.

A missa no geral é igual a do Brasil, só que em inglês. As músicas são muito parecidas e as orações uma tradução fiel!

A missa começou as 11:00 e foi terminar por volta das 11:45. Bem rápida, se comparada com as missas de domingo no Brasil! O Padre é bem engraçado, faz piada e tudo. O sermão dele foi bem legal também! ele falou sobre o pecado e que todos cometemos pecados, mas devemos nos arrepender deles.

A indicação da Igreja foi da Luísa, que por sinal, tem sido uma amigona aqui! Elem da Josy e eu, estavam também a Luisa, a Nicole e o Rodrigo.


Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Taste of Calgary

Ontem começou o Taste of Calgary! É um evento sobre cozinhas de vários países. Cada restaurante tem a possibilidade de expor a sua comida e aí você vai lá e prova. O detalhe é que esta provada, não é grátis :)

Primeiro é preciso comprar os tickets da comida. Cada ticket custa 0.75c (75 centavos de dólar). O grande barato é que o preço das coisas é de 4 tickets para cima :) E eu achando que ia comer alguma coisa por 0.75c





Como fomos na hora do almoço, tinha muita gente que trabalha em downtown e resolveu dar uma conferida. Achei o evento bem simpático e acho que vou voltar amanhã! Como o evento é colado no Prince’s Island Park, dá para passar a manhã no parque curtindo o verão e comer alguma coisa no evento!


Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Heritage day

Nesta segunda-feira passada foi o dia da herança cultural e o Canadá adotou as várias culturas e cada país tem a chance de expor um pouco do que tem, neste incrível feriado.

Bom, nosso dia começou tentando achar um "Brunch" (breakfast + lunch). É uma espécie de café da manhã tarde ou almoço cedo :)

Fomos ao River Café, eu, a Josy, o Francisco, a Manu e a Aninha. O Ambiente é maravilhoso e fica no meio do parque. Quando chegamos, ficamos sabendo que naquele dia, eles não iriam servir o brunch, só o almoço. Como já estávamos lá, resolvemos ficar. Quando estávamos almoçando chegou Pedro, Bel, Luisa e Lucas para aumentar a mesa :)

Papo vai, papo vem, tudo muito legal, mas resolvemos ir comemorar o Heritage Day. Infelizmente o Francisco, a Manu e a Aninha tiveram que ir ajudar em uma mudança de uma amigo! Belo programa para um feriado! :)

Reunimo-nos em uma mesa de picnic. Nossa, era tanta gente. Estavam Renato, Mildred, Gabriela e Lucas, Vitor, Luisa, Rodrigo e Nicole, e foram chegando mais gente. Alguns apareciam, conversavam e iam embora, mas sempre deixando aquele abraço que só brasileiro sabe dar. Conheci alguns lá mesmo.





O dia foi repleto de conversas e brincadeiras, sem falar na apresentação de samba que teve. Na verdade foram três apresentações, todas com músicas de axé e com fantasias que lembravam as de carnaval. Quem sabe próximo ano Bel e Luisa dançam o frevo :)

O Magno e a Aretusa apareceram na hora da apresentação e como de costume, ele tirou muitas fotos! Eita "hôme" que gosta de foto!

Quanto a mim, tirei muitas fotos também, joguei vôlei e futebol com a meninada e até tentei andar na bicicleta de Gabi :) O dia foi muito especial e ficamos no parque até altas horas.





O dia se encerrou após irmos tomar sorvete em uma sorveteria muito legal que o Renato conhece. Parece-me ser a mais antiga de Calgary.

Este é um dia para guardar na memória!

Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

Transporte Público em Calgary

Já tem algum tempo que eu quero escrever sobre o transporte público em Calgary.

Eu acho que aqui o sistema de transporte é bem legal, apesar de saber que não é o melhor do Canadá. Ja vi gente falando que o de Tornoto é bem superior.

Mas vamos ao que interessa!

A primeira coisa é ter a noção de para qual lado você quer ir, pois a cidade é dividida em Norte, Sul, Leste e Oeste. Quando se vai pegar um ônibus que passa tanto indo quanto voltando na mesma rua ou avenida você tem que ter a noção se ele vai para leste ou oeste, no caso das avenidas ou se ele vai norte ou sul quando se fala das ruas.

Uma vez que você já adquiriu esta noção, basta consultar o site do Calgary Transit e visualizar os horários dos ônibus que você quer pegar. Prestar atenção quando aparecer a indicação do EB (east bound - "para as bandas do leste" :)) ou SB (south bound - "para as bandas do sul" :)) por exemplo! O mesmo raciocínio serve para NB e WB

Outro recurso bem legal no site é se você tiver os endereços de origem e destino ele te mostra quais ônibus pegar. Se existir mais de um ônibus que te leve aquele lugar específico ele indica e inclusiva mostra as combinações de ônibus. É bem legal

Caso você esteja na parada e não sabe quanto tempo vai demorar para o ônibus passar, você pode ligar para o Tele Ride. Este número é atendido por uma gravação que te dá opções e você responde usando os números do teclado. Toda parada tem uma numeração que você informa ao Tele Ride e ele diz em quanto tempo o ônibus vai passar. Tele Ride em Calgary ( 403 974 4000).

Já o trem é bem mais simples. Ele vai de sul a norte. Para o norte tem dois caminhos, um caminho até dalhousie, última parada para quem vai a para o noroeste (Northwest) e a outra McKnight, última parada de que vai para o nordeste (Northest).

Ao sul o trem só tem um percurso e vai até Somerset. Onde moram Pedro e Bel.

O trajeto do trem em downtown (centro da cidade) é grátis, porém fora dele é pago e se te pegarem usando o trem sem pagar, você leva uma bronca grande e ainda tem que pagar uns $200.00 dólares de multa. Quanto ao valor não estou bem certo, mas sei que é bem mais caro que o valor do passe!

O custo da passagem é de $2.50 e você tem direito a usar 1h 30min do transporte, sendo assim, neste período, você pode pegar um mix de trem e ônibus. Muita gente compra o passe mensal que é de $75 dólares.

Este ano vão ampliar a rota do Nortwest. Ela vai passar de Dalhousie e irá até Crowfoot.

Olhem o mapa do metro de Calgary





Tem um post no Blog do Ravi onde ele fala um pouco sobre transporte. Vale à pena conferir.

http://meatcanada.blogspot.com/2008/07/algumas-coisas-com-qual-eu-j-me.html


Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

Tapioca vai voltar

De todos que pensam em um dia imigrar para o Canadá, das duas, pelo menos uma, ou já consultaram ou irão consultar o blog Tapioca Congelada. Lá existe informações que são úteis até hoje.

O Tapioca entrou em periodo sabático por falta de tempo, porém, em conversa recente, ele me falou que vai voltar a escrever no blog. Posso falar que eu já vinha insistindo muito sobre este assunto!

O blog está passando por um período de remodelagem e deve ir ao ar novamente em breve. Fica aqui a dica, vale a pena a leitura!

Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

domingo, 3 de agosto de 2008

Jantar entre amigos!

Ontem a noite fomos jantar na casa da Bel e do Pedro. Tudo começou no parque Sandy Beach quando o Lucas, filho de Pedro e Bel, resolveu convidar todo mundo para ir para lá jantar!

A nossa jornada começou com a tentativa de reproduzir mais um prato famoso que a Josy costuma fazer. O Sanduichão! O prato é uma mistura de pão, queijo, presunto e muito molho branco, tudo bem colocado em camadas em uma forma de vidro. Após a montagem do prato, basta colocar no forno. Uma verdadeira delícia!

Saímos de casa por volta das 19:00 e tivemos que andar pra caramba. Para nossa surpresa estão trocando os trilhos do trem em todo o centro da cidade. Andamos uns 8 ou 10 blocos. Como eu estava levando a travessa de vidro com o sanduição, eu fui o que mais sofreu. Quando cheguei ao trem meus dedos das mãos estavam dormente :)

A viagem durou 25 min e foi bem tranqüila. Pouca gente no trem. Da estação do trem para a casa dos nossos amigos "frevenses" é uma caminhada de uns 5 minutos.

A noitada
tudo começou e uma conversa calma e aí as pessoas foram chegando, as rodas de amigos aumentando e no final da noite já estávamos fazendo "sshhhiii" quando alguém começava a falar mais alto. :) A animação estava contagiante. Bom, mas não posso falar do final da festa sem antes contar o que rolou por lá!

Como todo grupo de brasileiro, a primeira coisa que aconteceu foi a formação dos clubes do bolinha e da luluzinha! Isso é inevitável, não me perguntem porque, mas eu vejo isso acontecer desde que me entendo por gente!

A comida estava muito boa e todos encheram a pança a noite toda! Olha aí a foto da moçada comendo! :)





É, Eu sei, poucas fotos né? La vem à desculpa! A meninada requisitou a minha máquina fotográfica e resolveram bater várias fotos. E quem sou eu para embargar um possível chamado vocacional? :)

Fiz uma pequena seleção nas fotos e algumas ficaram bem legais.





Bom, o que posso falar mais? Acho que o Pedro deve ter recebido alguma notificação de barulho, pois, a bagunça estava bem barulhenta!

Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Eu tenho cada idéia brilhante!

Ontem a noite eu estava assistindo a um programa que sou fã à muito tempo, o Overhaulin. É um progra que fala sobre reforma de carro. Eles pegam o carro que está uma porcaria e o reformam todo, tipo o quadro "lata velha" do Caldeirão do Hulk.

A diferença é que o designer do carro é assinado pelo Chip Foose, o cara é simplesmente muito bom no que faz!

Bom, explicado tudo isso, vem uma das minhas famosas idéias de jerico*! E se eu comprar um carro caindo aos pedaços, pagando uns $1,000 dólares e em seguida me inscrever no programa?

Hahahaha, já pensou eu andando com um carro todo estilizado pelo Chip Foose e com 450 cavalos de potência? Eu acho é que estou assistindo televisão de mais... Tomara que eu ache logo um emprego! ;)

* A pronúncia é girico, mas a escrita é jerico, que é sinônimo de jumento, fazendo-se a associação com 'burro', desprovido de inteligência.

Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

Pesquisar