quinta-feira, 26 de março de 2009

Agora somos imigrantes

Contextualizando

Quando decidimos imigrar, não achamos que demoraria tanta, mas aí apareceu o tal do processo simplificado que possibilitava as pessoas ficarem em uma fila de espera. Como todo bom Brasileiro gosta de fila, quem pensou em imigrar correu pra garantir uma local na fila.

Os processos que duravam de 8 a 12 meses para serem finalizados passaram a ter previsão de conclusão em 16 meses. O nosso durou 2 anos!

Demos entrada em Março de 2007 e em 2008 decidimos vir como estudantes pois minha esposa queria iniciar o Doutorado, mas antes precisava melhorar o inglês. Assim, em Abril de 2008 viemos para Calgary.

De Abril até Novembro, Fiquei procurando emprego na minha área. Para não dizer que não trabalhei com nada, eu fiz um bico como programador. A grana era boa, mas a quantidade de serviços era pouca. De qualquer forma posso dizer que o que me pagaram foi equivalente a um survival job durante este período. Esta grana ajudou a não diminuir muito a grana que tinha guardada.

Em Dezembro comecei a trabalhar. E em Janeiro de 2009 a Josy comoçou o PhD dela.

Fizemos nossos exames médicos em Novembro de 2008, aqui mesmo em Calgary. O pedido de passaportes aconteceu em Fevereiro. OS passaportes chegaram lá no consulado na sexta-feira vespera de carnaval e foram enviados de volta no dia 27 de fevereiro de 2009.

Com os passaportes na mão

Após o recebimento dos passaportes, veio a dúvida. Teremos mesmo que sair do país e entrar novamente?

Como costumo ler tudo, até bula de remédio, eu lí a carta explicativa que vem junto dos passaportes e do formulário de imigração. Lá diz no último parágrafo que se já estivermos no Canadá, podemos agendar uma entrevista no orgão mais próximo. Nesta entrevista é processada a mudança de estatus.

Aqui tem um número que se liga quando se quer falar sobre quaquer coisa relacionada a imigração. É um número muito concorrido. Após esperar pelo primeiro agente disponível, pedi para agendar a entrevista. Primeira surpresa, a confirmação da entrevista chega por correio entre 4 e 6 semanas!

No nosso caso as nossas permissões (trabalho e estudo) venciam dia 31 de Março. Para fazermos a entrevista aqui, teríamos que renovar as permissões (3 meses de espera + 275 dólares de taxa). O que sobrou de opção? Viajar até a fronteira mais próxima e fazer nova entrada no Canadá.

Expliquei a agente que estava me atendendo que nem nós não temos o visto americano. Ela me disse, você fala lá que vai dá apenas a volta no mastro da Bandeira paara mudar o estaus (I’m just doing the flag pole to change the canadian status).

Achei estranho, mas durante minhas pesquisas vi que outras pessoas fizeram o mesmo, só não colocavam detalhes, o que me deixava um pouco confuso. Por isso resolvi fazer este relato, para ajudar possíveis pessoas que precisem fazer o mesmo!

A viagem

Saímos de Calgary com destino a Couttes no dia 21 de março. A viagem tem duração de aproximadamente 3 horas e 20 min. Couttes fica ao Sul de Alberta. A cidade é fronteira com o Estado americano de Montana. Ida e volta deu algo em torno de 7 horas, pois tem as famosas paradas do pipi e quando estavamos passando por Letherbridge paramos na Canadian Tire pra fazer um pipi e comprar uma panela de pressão! :-)

A estrada é uma reta interminável. De ambos os lados só se vê fazendas. Em grande parte da viagem a impressão é de se estar andando por um curral. O odor é o mesmo!

A imigração

Resolvemos atravessar a fronteira a pé, pois todos os carros passam por uma verificação com direito a espelho para ver em baixo do carro se existe alguma bomba. Além disso tem um policial com um cachorro e uma arma. O agente do lado americano me perguntou o que queríamos fazer lá e eu disse exatamente o que me mandaram dizer (I’m just doing the flag pole to change the canadian status). Ele me perguntou se era pra residente permanente e eu disse que sim.

Ele nos mandou entrar no lobby e esperar que chamariam nossos nomes e ficou com nossos passaportes. Neste momento pensamos, e agora? Como não tínhamos muita informação ficamos lá, sentados esperando, esperando, esperando. Foram os 45 minutos mais demorados....

Neste s 45 minutos muitas coisas aconteceram, um agente metido a engraçado chamou duas pessoas que estavam lá e quando elas se aproximaram ele disse, "me sigam"... :-) Os caras ficaram brancos e ele começou a rir. "To brincando, foi só pra descontrari"

Após 30 minutos de espera fomos chamados, e o agente pegou algumas informações e disse que precisava de mais uns 15 minutos para finalizar. Após uns 15 minutos, ele nos chamou entregou alguns papeis e disse, agora você pode voltar para o Canadá.

Na entrada do Canadá foi estranho. Enquanto do outro lado tinha vários carros, policiais com cachorro e armas, no lado Candense não tinha 1 carro. Só estávamos nós lá! Quando chegamos até o agente ele perguntou o nosso propósito e fez algumas perguntas bem pertinentes. (Vocês trazem drogas, alcohool, armas?) Após responder não para todas as perguntas ele me deu mais um papel e me mandou ir pra a sala onde tem vários serviços, inclusive os serviços de imigração.

O procedimento de imigração durou 15 minutos. Foi muito rápido e no final ele sorriu e disse: "Sejam bem vindos ao Canadá. Agora vocês podem estudar quando quiser e trabalhar quando quiser". Isso por causa das nossas permissões de estudo e trabalho.

Saímos de lá com um sorriso que ia de ponta a ponto do rosto (famoso sorriso Julia Roberts). A parte mais difícil foi a volta pois eu estava muito cansado.

Para fechar com chave de ouro, assim como a Lidiana Moreira recebeu o pedido de documentação no dia do aniversário, este foi o meu presente de aniversário. Imigramos dia 21 de março (aniversário da minha irmã) dois dias antes do meu aniversário!

Que presentão hein?

Pesquisar