segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sobre Médico de Família

Faz muito tempo que não escrevo no blog e o motivo é óbvio, agora tenho mais uma mulher em minha vida e como toda mulher tenho que dar bastante atenção ;)

Resolvi escrever um pouco sobre o sistema de saúde daqui, pois acho este um ponto bastante importante para quem pensa em morar no Canadá. Muitos dos comentários abaixo são reflexos dos 2 anos e meio em que vivo aqui e podem não representar a realidade do Canadá, mas certamente representam a minha realidade.

Para evitar que o texto fique muito longo, vou tentar fazer varios posts, um para cada assunto e esse primeiro será sobre o médico de família.

O primeiro passo ao chegar no Canadá é achar um médico de família. Esta é uma tarefa que pode parecer fácil, mas pode ser um verdadeiro problema para quem chega. Nem todo médico de família está aceitando novos pacientes, sendo assim o médico que você encontra pode não ser o que você quer. Tudo depended a tal da afinidade. Algumas mulheres por exemplo preferem médicas. Motivo? Bem o teste Papa Nicolau é pelo(a) médico(a) de família. Isso mesmo, coisas que estamos acostumados a ir para um médico específico, aqui é realizado pelo médico de família.

Uma vez que você achou o médico de família, existem 2 coisas que você tem que ter em mente:

  1. Este profissional atende toda a sua família, desde o mais novo ao mais velho membro da família.
  2. Se o seu caso você julga que é grave, o médico de família não é a melhor opção para aquele momento, tendo em vista que leva-se até 2 semanas pra se conseguir uma data livre.
P - Quer dizer que se o meu filho pequeno ficar gripado eu tenho que lever ao médico de família e não ao Pediátra?

R - Isso mesmo! O pediatra é para casos graves e deve-se ter a indicação do médico de família.

P – Mas e se a criança estiver com febre ou com algo que requer um médico urgente?

R - Para isso você pode ir no que chamam de Walk In clinic. Um espécie de consultório que atende sem hora marcada. O tempo de espera pode varias bastante de uma clina para outra. Já tive de esperar por uma hora, como também eu já tive de ser atendido rápido. Outra boa opção é um atendimento de urgência em algum hospital. Neste caso o atendimento não é por ordem de chegada e sim por grsvidade do problema. Aqui em Calgary tem o Hospital da Criança, um mega complexo que é referência no Canadá

Aqui fica uma dica, se você chegar num Walk In e estiver lotado, procure outro. Você sempre vai encontrar algum que te atenda rápido!

A forma de funcionamento da saúde Canadense não é pior nem melhor que a Brasileira, é apenas diferente. É mais uma coisa que precisamos nos adaptar. Aqui tambem existem medicos bons e ruim, assim como no Brasil e em qualquer parte do mundo!

3 comentários:

Soraya Wallau disse...

Oi Karlson!
Isso q vc falou da saúde aqui não ser nem melhor, nem pior q no Brasil é a mais completa verdade, tive experiências muito boas aqui, mas tbm as tive no Brasil, até indico para as pessoas q vierem morar aqui não fantasiarem muito, para q não se sintam decepcionado caso algo fora do normal aconteça.
Qnt a procurar médico de família logo q chegar, eu acho uma boa, mas não acho q as pessoas devam se desesperar se não o achar, pois eu fiquei 3 anos sem médico de família e sempre fui atendida nas minhas necessidades nas walk-in clinics, até q na própria walk-in encontrei a minha atual médica de família. O mais importante, na minha opnião, para quem chega, é reaprender a usar o sistema de saúde, pois aqui não é por qualquer motivo q se vai ao hospital, porque ele é para coisas mais sérias, o tempo de espera pode ser uma coisa muito ruim para quem não está muito bem, então as walk-ins, no meu ver são a melhor solução na maioria dos casos.
Nossa, me alonguei muito.hihihi
Bjos pra vc e pras suas mocinhas.

Unknown disse...

Oi Soraya,

Bem pertinentes seus comentários. Com relação a não se ter um Médico de Família, a preocupação não é a falta de atendimento, como você colocou muito bem, mas sim a falta de um local centralizado com suas informações médicas.

ValžïŋĦ@žïŋĦá disse...

oiiii... vc poderia me indicar algo que fale das profissões qualificadas no canadá ou em québec... sou geógrafa e meu esposo está terminando contabilidade... será que essas áreas sao aceitas no processo de imigração? obrigada. Val Araújo

Pesquisar