terça-feira, 5 de agosto de 2008

Transporte Público em Calgary

Já tem algum tempo que eu quero escrever sobre o transporte público em Calgary.

Eu acho que aqui o sistema de transporte é bem legal, apesar de saber que não é o melhor do Canadá. Ja vi gente falando que o de Tornoto é bem superior.

Mas vamos ao que interessa!

A primeira coisa é ter a noção de para qual lado você quer ir, pois a cidade é dividida em Norte, Sul, Leste e Oeste. Quando se vai pegar um ônibus que passa tanto indo quanto voltando na mesma rua ou avenida você tem que ter a noção se ele vai para leste ou oeste, no caso das avenidas ou se ele vai norte ou sul quando se fala das ruas.

Uma vez que você já adquiriu esta noção, basta consultar o site do Calgary Transit e visualizar os horários dos ônibus que você quer pegar. Prestar atenção quando aparecer a indicação do EB (east bound - "para as bandas do leste" :)) ou SB (south bound - "para as bandas do sul" :)) por exemplo! O mesmo raciocínio serve para NB e WB

Outro recurso bem legal no site é se você tiver os endereços de origem e destino ele te mostra quais ônibus pegar. Se existir mais de um ônibus que te leve aquele lugar específico ele indica e inclusiva mostra as combinações de ônibus. É bem legal

Caso você esteja na parada e não sabe quanto tempo vai demorar para o ônibus passar, você pode ligar para o Tele Ride. Este número é atendido por uma gravação que te dá opções e você responde usando os números do teclado. Toda parada tem uma numeração que você informa ao Tele Ride e ele diz em quanto tempo o ônibus vai passar. Tele Ride em Calgary ( 403 974 4000).

Já o trem é bem mais simples. Ele vai de sul a norte. Para o norte tem dois caminhos, um caminho até dalhousie, última parada para quem vai a para o noroeste (Northwest) e a outra McKnight, última parada de que vai para o nordeste (Northest).

Ao sul o trem só tem um percurso e vai até Somerset. Onde moram Pedro e Bel.

O trajeto do trem em downtown (centro da cidade) é grátis, porém fora dele é pago e se te pegarem usando o trem sem pagar, você leva uma bronca grande e ainda tem que pagar uns $200.00 dólares de multa. Quanto ao valor não estou bem certo, mas sei que é bem mais caro que o valor do passe!

O custo da passagem é de $2.50 e você tem direito a usar 1h 30min do transporte, sendo assim, neste período, você pode pegar um mix de trem e ônibus. Muita gente compra o passe mensal que é de $75 dólares.

Este ano vão ampliar a rota do Nortwest. Ela vai passar de Dalhousie e irá até Crowfoot.

Olhem o mapa do metro de Calgary





Tem um post no Blog do Ravi onde ele fala um pouco sobre transporte. Vale à pena conferir.

http://meatcanada.blogspot.com/2008/07/algumas-coisas-com-qual-eu-j-me.html


Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

Um comentário:

Anônimo disse...

Estão de blog e nem avisa, hein?! =)))
Um abração pra vc e pra Josy.Final do mês estamos aí.

Pesquisar