Ainda falando sobre sistema de saúde, hoje vou contra como foi a gestação de minha esposa aqui no Canadá.
Quando descobrimos que estavamos grávidos, primeiro passo foi marcar uma consulta com nossa médica de família.
A descoberta foi através de um exame de farmácia e que aqui eles dizem que é o mais preciso, o neme é First Response.
Quando fomos atendidos pela médica eles realizaram mais uutro exame para comprovar. Pra nossa surpresa foi de urina e não de sangue. Segundo eles os exams de urina tem ficado cada vez mais precisos. Além de testarem a gravidez, testam também a quantidade de açucar no sangue para monitorar o lance da diabetis gestacional.
Durante a consulta a médica informou o resultado do exame, positive pra gravidez e negative pra diabetis gestacional (duplo yahoo). Ainda durante a consulta ela informou que precisava indicar uma clínica pra acompanhar a gravidez, já que ela não fazia partos. Tinhamos em mente uma médica, mas não sabiamos o telephone dele e dissemos que informariamos na consulta seguinte.
A preoculpação dela em fazer a indicação logo é que as vezes demora pra achar uma consulta com um especialista e se a paciente estiver com 5 ou 6 meses tem clinica que nem aceita.
Geralmente a indicação é feita para uma clinica e lá os medicos da clinica acompanham a gravidez. Pode acontecer de ser o mesmo médico durante todas as consultas, mas pode ser um médico diferente. No nosso caso conseguimos pedimos a nossa médica de família para fazer a indicação para uma médica, que por sinal é Brasileira, e que foi bem recomendada pela Ranata. Apesar de ter nascido no Brasil, ela veio morar muito nova aqui no Canadá, assim ela fala pouca coisa em português.
No nosso caso, esta médica nos atendeu em todas as consultas, mas poderia ser qualquer outro médico da clínica.
A medida que o dia previsto para o parto vai se aproximando, as consultas vão ficando mais constantes, ao ponto de ser uma por semana!
Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary